Apnéia do sono e obesidade

14 de janeiro de 2010

Andei me divertindo aqui com a senha invalidada!

Os temas aqui estão se acumulando…não imaginava  tantas correlações feitas com a apnéia do sono, mesmo sabendo ser uma síndrome…

 “”É PRECISO FAZER ALGUMA COISA

  ESCREVO ESTA CANÇÃO PORQUE É PRECISO.

  SE NÃO A ESCREVO,FALHO COM O PACTO

  QUE TENHO ABERTAMENTE COM A VIDA.

 E ÉPRECISO FAZER ALGUMA COISA

  PARA AJUDAR O HOMEM.””

TRECHO DO LIVRO DE THIAGO DE MELLO  INTITULADO

POESIA COMPROMETIDA COM A MINHA E A TUA VIDA.

Quem se descobre portador da apnéia do sono começa um período de pesquisa em relação aos motivos ou larga para lá e nem segue as precrições, em um processo de negação.

Como foi mesmo que eu fiquei assim???É a pergunta…

Tão bizarro e logo eu!!!

Nos sites que tenho acessado para fazer um painel compreensível para mim, encontro INVARIÁVELMENTE o aumento de peso corporal.

Há estudos vários sobre o índice de   massa corporal e a apneia. É aí que eu me atrapalho…

Não faz tanto tempo que tive um aumento absurdo de peso, e faz muito tempo que Dona Apneia e Sr. Ronco Assustador   me “”aperreiam””.E eu era magra, acreditem…

Magra e roncava  horrores ao ponto de, em férias em Curitiba, acordar com o dono da casa dizendo:

-MINHA FILHA,PARE!

ACORDEI APAVORADA.

SEM NEM SABER ONDE ESTAVA,QUEM ERA ELE,TAMANHO SONO.

-MINHA FILHA,PARE DE RONCAR QUE AMANHÃ EU TRABALHO!!!

A CASA ESTAVA EM REFORMAS E NÃO TINHA PORTA NO QUARTO ONDE EU DORMIA.

Pode?

Encontrei  e  transcrevo alguma coisa do site do  Hospital Português  da Bahia.Posteriormente a  sincera Carolina digita todo o artigo.

“”A OBESIDADE  FAVORECE O APARECIMENTO DE TODAS AS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO INFECCIOSAS,ESTANDO DIRETAMENTE ASSOCIADA AOS DISTÚRBIOS DO SONO, A EXEMPLO DA APNEIA. A OBESIDADE VEM SE CONSTITUINDO, NOS ÚLTIMOS ANOS,NUM PROBLEMA DE ALTA MAGNITUDE SEGUNDO A OMS.ACOMETENDO CERCA DE 35% DA POPULAÇÃO ADULTA EM PAÍSES DESEMVOLVIDOS.ESTÁ DIRETAMENTE ASSOCIADA AO RISCO AUMENTADO DE DIABETES,HIPERLIPDEMIAS,HIPERTENSÃO ARTERIAL,DOENÇAS CARDIOVASCULARES E DA VESÍCULA BILIAR,ALGUNS TIPOS DE CÂNCER(CÓLON,RETO,MAMA E ÚTERO).

DORMIR,PARA OS INDIVÍDUOS COM PESO AUMENTADO,PASSA A SER UMA SITUAÇÃO DE RISCO EM QUE A FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA FICA ALTERADA,COMPROMETENDO A MECANICA RESPIRATÓRIA,OCONTROLE DA RESPIRAÇÃO E SOBRETUDO AS TROCAS DE GASES,FATO ORIGINARIAMENTE DESCRITO POR CHARLES DICKENS,ATRAVÉS DO SEU PERSONAGEM “”JOE FAT””,GAROTO SONOLENTO E OBESO,PUBLICADO NO CLÁSSICO PICKWICK PAPERS,CUNHANDO DE FORMA INVOLUNTÁRIA A SÍNDROME DE PICKWICK(OBESIDADE-HIPOVENTILAÇÃO),UMA DAS EXPRESSÕES MAIS GRAVES NO AMPLO ESPECTRO DOS DISTÚRBIOS RESPIRATÓRIOS DO SONO.

A SÍNDROME DA APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO TEM FORTE ASSOCIAÇÃO COM A OBESIDADE ,COM A PREVALÊNCIA VARIANDO DE 40 A 70%,SENDO QUE O AUMENTO DE UM DESVIO PADRÃO NO IMC FOI ASSOCIADO A 4 VEZES DE AUMENTO DO RISCO PARA ESTA CONDIÇÃO.ESTES PACIENTES TÊM DISTRIBUIÇÃO  CENTRAL DA GORDURA PREDOMINANTE ,COM PESCOÇO CURTO E GROSSO ,REFLETINDO UMA VIA AÉREA  SUPERIOR  ESTREITADA POR DEPOSIÇÃO DE GORDURA EM SUAS PAREDES””

Pois é…

Recentemente fui a um cardio que me deu diagnóstico de obesidade tipo 1, o que me deixou perplexa..

Eu me sentia só gordinha…sem me incomodar com isso.

Na verdade a sequência foi outra,peregrinei,para encontrar “”O”” médico:

1- Fui a uma médica que foi taxativa que meu diagnóstico não seria obesidade…tenho eu,segundo ela, os membros em proporção normal…tenho é   barriga com depósito de gordura…marrom!Bad news…

Mas isso não é a temida obesidade abdominal?Ela prescreveu a dieta da proteína e não consegui me ver numa churrascaria,me atolando em picanhas.Estou tentando voltar ao vegetarianismo.

2- Fui ao  tal cardio que,nada cortesmente, disse: você está obesa.JÁ FECHOU A BOCA?Agressivo o cara…nem perguntou com qual frequência  me alimento e de quê…volto lá não…

3-“” O terceiro foi aquele que à Cristina deu a mão”””…

Com um sorriso compassivo e educado…analisou meu peso atual ,comparou com a situação de stress que agora vivo e os relativos orros de adrenalina…que viram cortisol..que viram gordura não eliminável.(esta sequência de vira- vira li  no livro da psiquiatra Ana  Beatriz, onde aprendi sobre obesidade abdominal)

Esse terceiro, o Dr. William,prescreveu uma série de exames cardíacos, de taxas,entre elas cortisol.Não pediu o infame ergométrico(ok,ok…sei ser necessário…), que eu não daria conta mesmo.Me deixou logo medicada…

A esse terceiro,meu respeito  imenso e fidelidade a qualquer tratamento que sugira.

Além de tudo, está de malas prontas para ir para a minha terra do coração, minha Índia querida.

Pode ser melhor???

Até shake tomo no lugar da janta…e feliz.

Paz e Luz

Cris


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: