A importância do sono.

A IMPORTÂNCIA DO SONO
Dra. Regeane Trabulsi Cronfli

É um total contra-senso o fato de que,num mundo em que cerca de 16 a 40% das pessoas em geral sofrem de insônia, haja aquelas que, iludidas pelos valores da sociedade industrial, esforçam-se por reduzir o número de horas de sono diário.Com isso acreditam,provavelmente,que um corpo “treinado” para dormir menos nospermita ampliar o número de “horas úteis” do dia, mantendo o mesmo desempenho.
Pura ilusão ou, mais provavelmente, umaboa dose de ignorância sobre a importância que o sono tem no funcionamento de nosso corpo e da nossa mente.
Dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico:durante o sono ocorrem vários processos metábolicos que,se alterados,podem afetar o equilíbrio de todo o organismo a curto,médio e, mesmo, a longo prazo.Estudos provam que quem dorme menos do que o necessário tem menor vigor físico,envelhece mais precocemente, está mais propenso a infecções,à obesidade,à hipertensão e ao diabetes.
Alguns fatos comprovados por pesquisas podem nos dar uma idéia da importância que tem o sono no nosso desempenho físico e mental. Por exemplo, num estudo realizado pela Universidade de Stanford, EUA, individuos que não dormiam há 19 horas foram submetidos a testes de atenção.Constatou-se que eles cometeram mais erros do que pessoas com 0,8g de álcool no sangue – quantidade equivalente a três doses de uísque. Igualmente tomografias computadorizadas do cérebro de jovens privados de sono mostram redução do metabolismo nas regiões frontais(responsáveis pela capacidade de planejar e de executar tarefas) e no cerebelo(responsável pela coordenação motora).Esse processo leva a dificuldades na capacidade de acumular conhecimento e alterações do humor,comprometendo a criatividade,a atenção,a memória e o equilíbrio.

O SONO E OS HORMÔNIOS

A longo prazo, a privação do sono pode comprometer seriamente a saúde, uma vez que é durante o sono que são produzidos alguns hormônios que desempenham papéis vitais no funcionamento do organismo. Por exemplo, o pico de produção do hormônio do crescimento (conhecido como GH, de sua sigla em inglês,Growth Hormone) ocorre durante a primeira fase do sono profundo,aproximadamente meia hora após uma pessoa dormir.

AS FASES DO SONO

Fase 1 – Melatonina é liberada, induzindo o sono(sonolência)
Fase 2 – Diminuem os ritmos cardíaco e respiratório, (sono leve)
relaxam-se os músculos e cai a temperatura corporal
Fase 3
e 4 – Pico de liberação do GH e da leptina;cortisol (sono
profundo) a ser liberado até atingir seu pico, no início da
manhã
Sono
REM – Sigla em inglês para movimento rápido dos olhos é o
pico da atividade cerebral,quando ocorrem os sonhos.
O relaxamento muscular atinge o máximo, voltam a
aumentar as frequências cardíacas e respiratória

Qual é o papel do GH ?Entre outras funções, ele ajuda a manter o tônus muscular, evita o acúmulo de gordura, melhora o desempenho físico e combate a osteoporose.Estudos provam que pessoas que dormem pouco reduzem o tempo de sonoprofundo e, em consequência, a fabricação do hormônio do crescimento.
A leptina, hormônio capaz de controlar a sensação de saciedade, também é secretada durante o sono.Pessoas que permanecem acordadas por períodos superiores ao recomendado produzem menores quantidades de leptina.Resultado: o corpo sente necessidade de ingerir maiores quantidades de carboidratos.
Com a redução das horas de sono, a probabilidade de desenvolver diabetes também aumenta.A falta de sono inibe a produção de insulina (hormônio que retira o açúcar do sangue) pelo pâncreas, além de elevar a quantidade de cortisol, o hormônio do estresse, que tem efeitos contrários aos da insulina, fazendo com que se eleve a taxa de glicose (açúcar) no sangue, o que pode levar a um estado pré-diabético ou, mesmo, ao diabetes propriamente dito. Num estudo, homens que dormiam apenas quatro horas por noite, durante uma semana, passaram a apresentar intolrância à glicose(estadopré-diabético).
Mas qual é a quantidade ideal de horas de sono? Embora essa necessidade seja uma característica individual, a média da população adulta necessita de 7 a 8n horas de sono diárias.falando de crianças, é especialmente importante que seja respeitado ummperíodo de 9 a 11 horas de sono, uma vez que,quando não elas dormem o suficiente,ficam irritadiças, além de terem comprometimento com seu crescimento (devido ao problema já mencionado sobre diminuição do hormônio do crescimento), do aprendizado e da concentração.
É na escola que os primeiros sintomas da falta de sono são percebidos
O desempenho cai e a criança pode até ser equivocadamente diagnosticada como hiperativa, em função da irritabilidade e da sua dificuldade de concentração,consequentes da falta de sono necessário.É no sono REM, quando acontecem os sonhos, que as coiss que foram aprendidas durante o dia são processadas e armazenadas. Se alguém, adulto ou ciança, dorme menos queo necessário, sua memória de curto prazo não é adequadamente processada e a pessoa não consegue transformar em conhecimento aquilo que foi aprendido.Em outras palavras: se alguém – adulto ou criança – não dorme o tempo necessário, tem muita dificuldade para aprender coisas novas.

RISCOS PROVOCADOS PELA FALTA DE SONO A CURTO PRAZO :

CANSAÇO E SONOLÊNCIA DURANTE O DIA,ALTERAÇÕES REPENTINAS DE HUMOR,PERDA DA MEMÓRIA DE FATOS RECENTES,COMPROMETIMENTO DA CRIATIVIDADE,REDUÇÃO DA CAPACIDADE DE PLANEJAR E EXECUTAR,LENTIDÃO DO RACIOCÍNIO,DESATENÇÃO E DIFICULDADE DE CONCENTRAÇÃO.

RISCOS PROVOCADOS PELA FALTA DE SONO A LONGO PRAZO:

FALTA DE RIGOR FÍSICO, ENVELHECIMENTO PRECOCE, DIMINUIÇÃO DO TÔNUS MUSCULAR, COMPROMETIMENTO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO, TENDÊNCIA A DESENVOLVER OBESIDADE, DIABETES, DOENÇAS CARDIOVASCULARES E GASTRO-INTESTINAIS E PERDA CRÔNICA DA MEMÓRIA.

CONSELHOS PARA DORMIR MELHOR:

EVITE TOMAR CHÁS COM CAFEÍNA, CAFÉ E REFRIGERANTES DERIVADOS DA COLA,POIS TODOS SÃO ESTIMULANTES(DESPERTAM).

EVITE DORMIR COM A TV LIGADA.

APAGUE TODAS AS LUZES,INCLUSIVE A DO ABAJUR, DO CORREDOR E BANHEIRO.

VEDE BEM AS JANELAS PARA NÃO SER ACORDADO PELA LUZ DA MANHÃ

NÃO LEVE LIVROS ESTIMULANTES NEM TRABALHO PARA A CAMA

PROCURE USAR COLCHÕES CONFORTÁVEIS E SILENCIOSOS

TIRE DA CABECEIRA O TELEFONE CELULAR E RELÓGIOS

TOME UM BANHO QUENTE, DE PREFERÊNCIA NA BANHEIRA, PARA AJUDAR A RELAXAR, ANTES DE DORMIR

PROCURE SEGUIR UMA ROTINA À HORA DE DORMIR, ISSO AJUDA A INDUZIR O SONO

Dra Regeane é especialista em endocrinologia e metabolismo, formada pela USP.

Lendo esse trabalho descobri o motivo de certas dificuldades minhas, como a fixação em carboidratos! Vivo salivando…
Mas isso já é para outra conversa !

Chegou a noite…logo,logo começo a escrever meus textos infantis.Tenho pelo menos 3 para revisar,terminar…
Aqueles que passaram tanto tempo abandonados, por causa da minha letargia apnéica.
Uma questão de honra terminá-los!

…A NOITE FECHA SEUS LÁBIOS
– TERRA E CÉU – GUARDADO NOME
E OS SEUS LONGOS SONHOS SÁBIOS
GERAM A VIDA DOS HOMENS.

GERAM OS OLHOS INCERTOS,
POR ONDE DESCEM OS RIOS
QUE ANDAM NOS CAMPOS ABERTOS
DA CLARIDADE DO DIA.

Cecília, ainda.

Até breve !
Paz e Luz
Cris


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: