Como estou de férias do cepap…

A insônia  é meu tema recorrente, aqui

Por enquanto…

Vamos lá: Classificações da Insônia

(O Sono e Seus Transtornos,Luciano Ribeiro P. Jr.)

A insônia pode ser classificada em aguda ou crônica.A insônia aguda dura menos de quatro semanas e geralmente surge em resposta a fatores estressores de natureza de natureza psicogênica,médica ou ambiental em uma pessoa com sono previamente normal.

As insônias crônicas são aquelas que frequentemente levam o paciente a procurar o médico,uma vez que tendem a se desenvolver durante meses,anos,ou mesmo por toda uma vida.

De acordo com os fatores etiopatogênicos,as insônias podem ser classificadas em primárias,associadas,secundárias e comórbidas.

As insônias primárias podem ser de três divididas em psicofisiológicas,idiopáticas e paradoxal.

Aguda,transitória ou de ajustamento: são decorrentes de um fator precipitante casual claramente identificável em uma pessoa com sono previamente normal sem queixas anteriores.

Primárias têm duração mínima de um mês,não são causadas por nenhum transtorno mental,neurológico ou clínico,por outro transtorno do sono,pelo uso de medicações,pelo abuso de substâncias,por uma higiene do sono inadequada facilmente identificável,a qual é agente da insônia.

Associadas ou comórbidas e secundárias definem-se como insônias associadas quando predomina o sintoma insônia e, paralelamente,ocorrem outros fatores associados,os quais têm participação importante na manutenção da insônia.

A comórbida se confunde com a associada quando predomina…a depressão,ansiedade generalizada,higiene do sono inadequada,condição médica e uso de substâncias.

Alô Alô!

Buenas madrugas!

Tanto se fala da higiene do sono,não?Então vamos descrever o que seria…antes mesmo de discorrer sobre outras causas…com base na mesma fonte atual de pesquisa:

Consumo de cafeína

Consumo de nicotina ou álcool seis horas antes de dormir

Refeições pesadas à noite (nada de feijoada,galera!)

Atividade física vigorosa até quatro horas antes de dormir

Atividade psicologicamente estressante à noite

Horários inconstantes para dormir e acordar

Cochilos longos ou próximo do horário do sono da noite

E ainda não encontrei nessa publicação mas…isso que agora estou fazendo…usando computador nessa hora tardia…ou celulares…ou televisão no quarto.

Tenho minhas desculpas…cadê ele? O sono?Acabo vindo terminar (tentar) contos…começar outros…florar os amigos…

Vale dizer que a insônia também é tratada com florais e tenho alguns.

Mas depende da anamnese feita…de qual o gatilho da insônia da pessoa.

Tomo para mente acelerada, ao deitar..o White Chestnut do sistema Bach.

Acreditem:lembro quando isso começou…e perpetuou-se  vida afora.

Mesmo assim, eu amo a noite..seus ruídos silenciosos, aves noturnas,cheiros…

Esse nada que toma a cidade e que assisto do janelão.

Júpiter  está tão belo,visível…e está tão fresquinho.

A lua, absurda.

Sol e Mercúrio já ingressaram em Áries…tempo de se superar,ao invés de competir.

A melhor palavra, com Consciência.

Trabalho interno  com ajudinha da Lua em Libra…que traz  a presença do outro…esse equilíbrio essencial para a paz na sociedade.

Mas Vênus continua em Peixes, coladinha com Netuno…

Haja sensibilidade…tenhamos compaixão…demonstremos,pois…

Aproveitem para aprender a meditar..tem um efeito balsâmico em insônias.

Não a minha, que é patológica.

Mas assim mesmo medito todos os dias…com dificuldades, pelo sono carcará que me dá.

( O que será que me dá? Que brota à flor do sono,será que me dá?)

Paz e Luz

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

~ por Cris Aragão em 23 de março de 2016.

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