Insônias…

A insônia,entidade de difícil diagnóstico e de complexo tratamento,exige por parte do  profissional da saúde,estratégia adequada,envolvendo conhecimento,paciência e até bom senso.A insônia,seja sintoma,síndrome ou doença,tem graves consequências sociais e profissionais,com prejuízo no desempenho diário,gerando alto custo para a sociedade.

O sononormal ou dormirbem,envolve três aspectos:quantidade,qualidade e ritmo.Quantidade é o tempo total de um sono asequado para cada indivíduo,sendo uma característica individual.

Os assim chamados curtos dormidores podem se beneficiar commenos horas desono,assim como, em outro extremo,os longos dormidores necessitam de muitas horas desono para se sentirem bem.

O que define uma boa quantidade de horas de sono é como o indivíduo acorda de manhã e como se apresentará durante o dia.Os curtos dormidores frequentemente procuram o especialista queixando-se de que gostariam de dormirmais.Alguns profissionais podem medicar esses pacientes com hionóticos,pensando tratar-se de insônia.

O segundo aspecto que envolve um sono normal é aquele relacionado com uma boa qualidade do sono.O sono é constituído de vários estágios que, por sua vez,traduzem os diferentes níveis e estados de consciência.

Todas as fases dosono acontecem em ciclos que se repetem de quatro a cinco vezes durante uma noite.Para que essa arquitetura do sono aconteça,é necessário que não haja nenhumainterferência tanto externa como interna.

\um transtorno intríseco importante é a apneia obstrutiva do sono,transtorno respiratório do sono frequentemente observado na população adulta.

O terceiro fator para que se obtenha um sono normal é ter um ritmo circadiano adequado de vigília e sono.Assim como a quantidade de sono,nosso ritmo biológico também é característica individual.

A maioria da população dorme por volta das 23 horas e acorda ao redor de 7 horas.Uma minoria não segue esseritmo,ou adormece bem mais cedo,ou em outro polo,tende a dormir bem mais tarde.

No primeiro caso estãoos indivíduos que apresentam um avanço de fase,e, no segundo caso,um atraso de fase. Dormir tarde e acordar tarde traz prejuízos sociais e profissionais.

Esses pacientes são muitas vezes confundidos com insones,uma vez que,quando tentamir para a cama mais cedo,apresentam grande dificuldade para iniciar o sono,porém, caso retardem a ida para a cama,o sono se inicia com maior facilidade.

Indivíduos com avanço de fase,por sua vez,também podem ser confundidos com aqueles com insônias assim ditas terminais,com despertar precoce pela manhã.

O universo do insone depende de outros fatores que o fazem dormirmal.Transtornos intrínsecos ou constitucionais modificam o funcionamento do sistema nervoso central,enquanto fatores extrínsecos cronificam e alteram cognitivamente a percepção que oinsone tem de seu estado de sono,desenvolvendo com o tempo comportamentos e pensamentos inadequados.

 

Conceito: A insônia é um transtorno caracterizado pela presença da dificuldade de iniciar ou manter o sono ou,ainda, insatisfação com a qualidade do sono,resultando em sintomas diurnos,físicos e emocionais,com impacto das funções sociasi e cognitivas.

A insônia independentemente de sua etiologoa,está associada a uma gama de sintomas adversos como distúrbios físicos,mentais e emocionais,como alteração de humor,ansiedade,irritabilidade,dificuldadedeconcentração e memorização.

A insônia pode ser inicial, de manutenção ou terminal.Na inicial,o paciente apresenta dificuldade para iniciar o sono,com duração superior a 30 minutos.A ins^Çonia de manutenção é caracterizada por despertares durante a noite que pode ser de curta ou longa duração.A insônia terminal tem como principal sintoma o despertar precoce,ou seja, o paciente passa a acordar mais cedo do que o habitual.

Comumnete,essas três formas de insônia estão presentes em um mesmo paciente.

Fonte :Sono e Seus Transtornos

Artigo de Luciano Ribeiro Pinto Jr.

 

Pois é, queridos ledores…

Câmbio…tem alguém aí?

Escrever sobre sono tendo um cortejo cruzando Peixes,regido por Netuno,é interessantíssimo…

(Sol.Mercúrio,Vênus,Netuno e Quíron)

Na carta natal, Netuno  no setor da saúde costuma ,entre tantas coisas, indicar problemihas com o sono.

A neguinha aqui tem…

Chamo a atenção de vocês para o fato de que, quem é portador da SAOS  não pode tomar hipnóticos, sob orisco de morrer,certo?

SAOS: Sindrome da Apeneia Obstrutiva do Sono.

Eu tenho..severa…e,sem saber, tomei hipnóticos 3 meses.Devo ter muito o que fazer nessavidinha para estar aqui.

Jaya,Hipnos!

Jaya  Morfeu!

Paz e Luz

 

 

 

 

 

 

 

 

 

~ por Cris Aragão em 19 de março de 2016.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: