Síndromes e mais síndromes…

Ainda Lua em Touro e a conjunção Sol – Vênus em Escorpião…bom esse cabo de guerra…nem tanto ao mar nem tanto à terra!

Nenhum drama sobre isso…nada a reclamar.

Melhor correr atrás de soluções que não me tirem de atividades que amo ou amaria fazer parte.Estamos em novembro de vintequatorze…me dou um prazo até o carnaval para  guaribar meu sono. 

Outra síndrome comum que não deve ser confundida com insônia : síndrome do atraso da fase de sono.

Sua característica é o atraso no ir dormir e acordar além do horário desejado ou socialmente conveniente.Nessa síndrome,os pacientes geralmente se queixam  da incapacidade de dormir antes das 2h-6h e de acordar antes de 10h-13h.

Esses pacientes se queixam da dificuldade em iniciar o sono,mas,após seu início,o sono é normal.Quando os pacientes podem dormir em horários desejados,como nos fins de semanas ou ferias,o ciclo sono-vigília é estável e não há queixas.

As principais queixas desses pacientes são insônia, sonolência diurna e comprometimento das funções mentais,principalmente nas primeiras horas da manhã.

Geralmente esses pacientes fazem uso de álcool ou hipnóticos sedativos e estimulantes.As atividades pessoais,sociais,escolares,de trabalho ou recreativas que ocorrem à noite contribuem para a perpetuação e o agravamento do quadro clinico.O tratamento é a melatonina antes , 5 horas antes de ir dormir,  dose de 5 a 1o mg, e o uso de luz intensa  no início  da manhã.( 2000 a 10000 lux por 1 ou 2 horas)

Deve ser evitada a luz no fim da noite.No caso da realidade brasileira ,cidades do litoral,é recomendado um passeio na orla marítima nas primeiras horas da manhã,tratamento natural e agradável e de fácil adesão para os pacientes.

Bem…por hoje chega…porque hoje não tem atraso algum…

Acato a  sugestão do meu médico: pra que sofrer? Toma logo seu remédio…e durma.

Mas como é que vou dormir com um barulho desses…há uma mixagem legal dessas bizarrices do sono, em mim: minha síndrome é estranha,porque o atraso sempre tive! Apenas hoje simplesmente,não durmo até tarde não.E assumo o papel zumbi  das terras de Noel.

Se não tomar medicação,não,eu não durmo…e quando tomo e durmo, tem o sufocamento apnéico.

Pelo menos nessa volta ao blog descobri que  já poderia ter morrido por conta de hipnóticos.Eles não permitem os acordares das apneias. Tenho consulta  segunda…meu querido médico vai saber o que fazer.

Desconfio até hoje da depressão da qual estou já tendo alta.Sempre fui forte…de repente, depressão. Desconfio de Dona Apneia…num sei não…

Amanhã volto com algo específico da SAOS.

BuenosTudos!

(Sim, eu estudo e posto o que é relevante,ok? Mas muitos parágrafos  sào literalmente do livro maravilhoso que encontrei..)

 

~ por Cris Aragão em 6 de novembro de 2014.

Deixe uma resposta

 
