Um trabalho sério…

Nova fonte de pesquisa...

Nova fonte de pesquisa…

… mas não tão hermético para leigos.

Zanzando na Boulevard, achei na livraria aqui perto esse livro ótimo…o Medicina da Noite ainda chega aqui, but…

Bora recomeçar de maneira mais clara…mais leve…

A gente nem imagina a quantidade de distúrbios do sono que há, há bizarrices.

Meus distúrbios são  comuns… e já começa uma consciência em relação a eles, mas para uma camada específica da população: motoristas de caminhão. E olha que nem acredito que seja por eles,trabalhadores.Mas pelos acidentes que possam  causar aos outros.

Mas é julgamento meu, tão acostumada ver um certo desprezo pela saúde dos mais humildes. Acho interessante compartilhar as fontes todas, alguém pode querer aprofundar mais…mergulhar.

Então de acordo com o título,sou uma pessoa transtornada…e acreditem:é essa a sensação de um pós noite cheio de episódios apnéicos.

( Antes,cito por conta de uma amiga  tão querida, minha brincadeira dessa noite : Síndrome da Insônia do Engano Amoroso   Por Um  Cabra Atrapalhado e Atropelado.)

Como sou apressadinha, começando pelo capítulo 7…

Transtornos Respiratórios Relacionados ao Sono

Existe uma classificação para esses distúrbios,ok?Lá vai:

1. Síndromes da Apneia Central do Sono(SACS)

2. Síndromes da Apneia Obstrutiva do Sono(SAOS)

3. Síndromes da Hipoventilação/Hipoxemia relacionada ao sono

4. Hipoventilação/Hipoxemia relacionada ao sono causada por condições médicas

5. Outros  distúrbios relacionados ao sono

Nisso tudo aí acima entram adolescentes e crianças,certo?

 

Fui fuçar o que são essas palavras,raciadas com hieróglifos e  linguagem alienígena:

Hipoxemia é uma redução anormal da quantidade de oxigênio no sangue arterial, ocorrendo geralmente em função de um funcionamento inadequado dos pulmões.

Hipoventilação ocorre quando a ventilação é inadequada para realizar a troca de gases nos pulmões.

Eu tenho a SAOS…e o motivo desse blog existir nem é a insônia, velha amiga desde meus 12 aninhos.

 

Continuando do livro:

Síndromes da Apneia Central do Sono

Nunca escutei falar…vamos lá…

São distúrbios respiratórios onde o esforço respiratório está reduzido ou ausente por conta de algo cardíaco ou do sistema nervoso central( úi…está complicando a situation). Há 6 subtipos (mais complicação) :

1.Apneia do sono central primária

2.Apneia  do sono central devido ao padrão respiratório de Cheyne-Stokes

3. Apneia do sono central devida à respiração periódica de alta atitude

4.Apneia do sono central devido à condição médica não Chyne-Stokes

5. Apneia do sono central devida a droga ou substância

6. Apneia do sono primária da infância (apneia do sono primária do recém nascido.(tadinhos!)

 

Quem poderia imaginar essa  “festa “de apneias. Não eu…

No início desse blog , em 2009, me recusei a tecer comentários  sobre uma de minhas profissões: Astrologia.

Mas tudo muda…e tenho encontrado muitas pessoas com Netuno enfatizado no Mapa Natal, que de algum modo, apresentam distúrbios sérios do sono.Para quem não sabe, há trocentas associações para cada arquétipo astrológico…

Conta onde está(casa astrológica e signo), conta aspectos que receba de outros arquétipos planetários, conta se  a pessoa usa o bem seus dons ligados também a ele ,Netuno.

Tenho  na casa da…saúde e doença…

Associações de Netuno: inspiração, arte, música,meditação, fé, fuga, enganos…entrega e resignação…de um tudo.

Não estou afirmando que ” usar”esses talentos curaria um distúrbio…estou dizendo que pode ser a parte vulnerável de alguém,como eu.

Bem, eu aceito e,no bom sentido, me resigno de ter certos distúrbios  no meu soninho…arranjo coisa a fazer.

Trabalho escrevendo (inspiração) e receitando florais para as pessoas ( doação)

Me basta…

Descobri que minha máscara está sem suportes.O tempo carcomeu.

Amanhã é dia de comprar outro.

E me agarrar com ele…o cepap.

Buenas!

Volto com mais coisas.

Paz e Luz

 

Obs: a Luz está em Touro…Sol e Vênus ainda em Escorpião.

E Netuno..aff…tronadinho,no signo que rege: Peixes.

~ por Cris Aragão em 5 de novembro de 2014.

Deixe uma resposta

 
