Inquieta por demais,para dormir…

E meu marido apagou…sem cepap.

Não vou acorrdá-lo…ele é tão disciplinado, no tratamento…

Falemos de sono…que me falta,nesse exato momento.

Então fui pesquisar algo no livro A DOENÇA COMO CAMINHO, que recomendo a todos…não vai ser uma longa postagem…mas a necessária para cair na real.

” TEMOS MEDO DOS NOSSOS SENTIMENTOS,TEMOS MEDO DO QUE É IRRACIONAL,DA NOSSA SOMBRA,DO INCONSCIENTE,DO MAL,DA ESCURIDÃO E DA MORTE. APEGAMO-NOS ANSIOSAMENTE AO NOSSO INTELECTO E À NOSSA CONSCIÊNCIA DIURNA IMAGINANDO QUE,DE CERTO MODO,ELES NOS REVELARÃO ALGO. MAS, QUANDO SE TRATAR DE RELAXAR,SOMOS ACOMETIDOS PELO MEDO,POIS IMAGINAMOS TER MUITO  A PERDER. APESAR DISSO, A NECESSIDADE DE SONO É EVIDENTE,E ESTAMOS MUITO CONSCIENTES DELA.

TAL COMO A NOITE PERTENCE AO DIA, NOSSA SOMBRA PERTENCE À CONSCIÊNCIA DESPERTA, E A MORTE À VIDA. O SONO NOS LEVA DIARIAMENTE AO LIMIAR ENTRE O IMEDIATO E O TRANSCENDENTAL. O SONO LEVA NOSSA ALMA AO REINO DA NOITE E DA SOMBRA; PERMITE-NOS VIVER, EM NOSSOS SONHOS,AQUILO QUE DEIXAMOS DE VIVER DURANTE O DIA E ASSIM RESTAURA O NOSSO EQUILÍBRIO.

QUEM SOFRE DE INSÔNIA – QUEM TEM DIFICULDADE NA HORA DE SE DEITAR, PARA SER MAIS EXATO TEM DIFICULDADE EM DESAPEGAR-SE DO CONTROLE CONSCIENTE E TEM MEDO DO PRÓPRIO INCONSCIENTE. ATUALMENTE QUASE NÃO HÁ INTERRUPÇÃO ENTRE O DIA E A NOITE;CONTUDO,EM VEZ DE DESCANSAR,LEVAMOS TODOS OS PENSAMENTOS E ATIVIDADES CONOSCO PARA O MUNDO DO SONO. ASSIM PROLONGAMOS O DIA ATÉ BEM TARDE DA NOITE,DA MESMA FORMA RELUTAMOS EM ANALISAR NOSSO LADO SOMBRIO USANDO RECURSOS DA NOSSA NATUREZA DIURNA. NÃO HÁ INTERRUPÇÃO,NÃO EXISTE UM INTERVALO PARA PODERMOS REVERTER O TIPO DE CONSCIÊNCIA,NÃO EXISTE UM PONTO DE RETORNO.

A PRIMEIRA COISA QUE AS PESSOAS QUE SOFREM DE INSÔNIA TÊM QUE APRENDER É ENCERRAR O DIA DE TAL FORMA QUE POSSAM ENTREGAR-SE TOTALMENTE À NOITE E ÀS LEIS QUE A REGEM .. ALÉM DISSO AS PESSOAS PRECISAM APRENDER A FORÇAR A CONSCIÊNCIA A DESCOBRIR O QUE ESTÁ NA RAIZ DE SEU MEDO. A TRANSITORIEDADE DA VIDA E DA MORTE SÃO ASSUNTOS IMPORTANTES PARA ELAS. FALTA AOS INSONES A CONFIANÇA BÁSICA E A CAPACIDADE DE AUTO-ENTREGA. ELES SE IDENTIFICAM DEMAIS COM A “PESSOA QUE REALIZA” E, PORTANTO,NÃO CONSEGUEM DESAPEGAR-SE  NEM RELAXAR.

 

Bem…não creio que sejam todos os casos assim…já discorri aqui no blog sobre a “síndrome do atraso crônico do sono”…já discorri sobre ciclos de 90 minutos,que têm em si um ciclo total de sono, em todas suas fases.

Cada um é cada qual…

No texto acima é citada a morte e o medo que provoca em algumas pessoas.(talvez muitas).

Acho que comigo começou assim…fui exposta a perdas muito,muito novinha…e ficava mesmo acordada matutando sobre isso.

Mas não eram noite em vão…foi nesse tempo que comecei a escrever poemas e prosas.

Deu no que deu : uma carreira boa…feliz e satisfatória,como escritora.Em setembro passado,conversando com eu médico, ficou bem claro algo:

Insônia produtiva

Insônia sintoma de depressào.

Cá estou,falando com vocês! :)

Termino hoje com o amado Ângelo Monteiro:

 

DA  NOITE E DO DIA

 

DA NOITE QUE SE EXPIRA

DO DIAS QUE SE ACORDA

BUSCO APENAS A CORDA.

 

NÃO A CORDA QUE ENFORQUE

MAS LIBERE

PURA CORDA DE LUZ

AMOR QUE FERE.

 

Namastê

Paz e Luz

Cris

B

~ por Cris Aragão em 9 de maio de 2012.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: