Para não perder o jeito…

Água mole em pedra dura…

E para vocês não esquecerem. Hoje, quando cheguei para o ensaio de voz, encontrei uma pessoa querida por demais descrevendo como dormiu mal, noite passada. Ela descreveu falta de ar…ronco…sufocamento.

De uma certa maneira, me comove  a falta de atenção que se dá às informações que chegam sobre saúde e sono.De uns tempos para cá, o tema é martelado na mídia…revistas, entrevistas em programas talkshow…inclusive empresas fabricantes de colchões. Percebo que, por mais que seja monótono para mim, é preciso voltar, vezenquando, aos temas primários referentes ao sono. Quando vejo o vacilo e a descrença, disparo no melhor “aragonês”: – isso mata. Apnéia não tratada pode matar. Não dormir afeta o metabolismo…produção de alguns hormônios,neurotransmissores…E me vejo falando sempre a mesmíssima coisa: tipos de apnéia, fases do sono, o que cada fase nos dá, em qualidade de vida.

 

Fernando Pessoa  discorreu de forma belíssima , as doenças…mas…naqueles tempos, muita coisa não tinha mesmo solução :

 

QUE SÃO PARA MIM AS DOENÇAS QUE TENHO

E O MAL QUE ME ACONTECE

SENÃO O INVERNO DA MINHA PESSOA E DA MINHA VIDA?

O INVERNO IRREGULAR,CUJAS LEIS DE APARECIMENTO DESCONHEÇO,

MAS QUE EXISTE PARA MIM EM VIRTUDE

DA MESMA FATALIDADE SUBLIME,

DA MESMA INEVITÁVEL EXTERIORIDADE A MIM,

QUE O CALOR DA TERRA NO ALTO DO VERÀO

E O FRIO DA TERRA NO CIMO DO INVERNO.

 

No caso aqui temos cobertores à disposição…e o inverno pode ter mais vagar, para chegar…

Nada de  enfartes…de derrames…de depressões. Tudo em tratamentos tempos, à disposição.DO 

ESTÁGIOS DO SONO

QUANDO DORMIMOS,GERALMENTE PASSAMOS POR CINCO FASES DISTINTAS DO SONO:

ESTÁGIOS 1,2,3,4 E REM  (RAPID EYE MOVEMENTE).  ESSES ESTÁGIOS PROGRIDEM NUM CICLO, DO ESTÁGIO 1 AO SONO REM E, ENTÃO O CICLO SE INICIA NOVAMENTE COM O ESTÁGIO 1. GASTAMOS,EM MÉDIA, 50% DO NOSSO TEMPO TOTAL DE SONO NO ESTÁGIO 2, CERCA DE 20% EM SONO EM SONO REM E 30% NOS DEMAIS ESTÁGIOS.

EM CADA ESTÁGIO, HÁ REAÇÕES CORPORAIS DIVERSAS, CADA UMA COM SUA IMPORTÂNCIA

O SONO NÃO REM, DE 1 A 4, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA O REPOUSO FÍSICO,PODE TAMBÉM AUXILIAR O SISTEMA IMUNOLÓGICO E ESTAR RELACIONADO AOS RITMOS DO SISTEMA DIGESTIVO.

O SONO REM CONTRIBUI PARA O REPOUSO PSICOLÓGICO E O BEM-ESTAR EMOCIONAL TAMBÉM PODE AUXILIAR A MEMÓRIA.AS PESSOAS QUE REQUEREM UMA MAIOR QUANTIDADE DE SONO DESPENDEM MAIS TEMPO EM SONO REM.

 

Então tá…imaginem uma pessoa que não completa a sequência desses estágios, seja por apnéia ou outros distúrbios!

Percebeu?

Copiou?

É bronca…

 

Logo logo eu volto…discorrendo um pouco mais..e mais..e mais…

Agora, hora de dormir! São 01h33m…

Paz e Luz

Cris

 

 

 

 

 

~ por Cris Aragão em 30 de abril de 2012.

Deixe uma resposta

 
