Sono e imunidade.

Hello crazy people!

Quem é da minha geração conhece esse grito de guerra…
Claro,continuo lendo,observando e…não dormindo bem.Ainda.Preciso criar rituais de sono aqui,em casa de minha mãe…
Como estou em Recife, estou sem todos meus livros que abordam o sono e suas bizarrices, como a apnéia do sono…
Há algo que, pela observação diária,me chama atenção.O meu marido tem apnéia, dorme de cepap, pressão 8 e tem problemas de imunidade.
Bem…ele já tinha antes de decidir fazer exames e assumir um tratamento.
Eu, que não me adaptei como ele, tenho essas subidas e descidas da imunidade.
Rudiger( a única publicação que tenho aqui comigo) discorre sobre o tema,não muito extensamente,mas com tanta clareza…
Nessa tarde gostosa,ao som de Pavarotti,compartilho com vocês!

RENOVANDO A IMUNIDADE

DE MODO GERAL,O SONO DE BOA QUALIDADE AUMENTA A RESISTÊNCIA IMUNOLÓGICA DO ORGANISMO,ASSIM COMO A CAPACIDADE DE “DEFESA” NO SENTIDO FIGURADO.
PROVAVELMENTE ,ESSE EFEITO SE DEVE,SOBRETUDO,AO HORMÔNIO DO CRESCIMENTO,QUE ESTIMULA A FORMAÇÃO DE DETERMINADAS CÉLULAS DE DEFESA.
ALÉM DISSO,A PRODUÇÃO DE INTERLEUCINAS,ISTO É,PROTEÍNAS QUE CONTROLAM A AÇÃO IMUNOLÓGICA DOS LEUCÓCITOS,AUMENTAM DURANTE O SONO. ELAS AJUDAM DURANTE A NOITE NA LUTA CONTRA OS MICRÓBIOS.ESTA É UMA DAS VANTAGENS DO “SONO TERAPÊUTICO” – O ESTADO DE COMA INDUZIDO QUE ULTIMAMENTE TEM TIDO USO FREQUENTE NA MEDICINA.

(OBS MINHA: ESSE LIVRO FOI PUBLICADO EM 2005,NA ALEMANHA.OS CIENTISTAS CONTINUARAM ESTUDANDO,NÉ? ACREDITO QUE HÁ NOVAS DESCOBERTAS.ESSAS SÃO AS QUE TENHO ACESSO.)

O ORGANISMO FICA MENOS RESISTENTE ÀS INFECÇÕES EM CASOS DE PRIVAÇÃO DO SONO.DEPOIS DE 15A 25 DIAS SEM DORMIR,COBAIAS DE LABORATÓRIO MORREM POR CAUSA DE INFECÇÕES. NATURALMENTE,DEVEMOS ENCARAR COM CUIDADO AS CONCLUSÕES BASEADAS EM EXPERIMENTOS COM ANIMAIS,MAS ELAS SÃO ACEITÁVEIS NO CASO DE UM FENÔMENO TÃO UNIVERSAL QUANTO O SONO.
NA HIBERNAÇÃO,QUE É UMA VARIANTE ESPECÍFICA DO SONO,A DEFESA IMUNOLÓGICA DOS ANIMIS AUMENTA MUITO,COMO PROVARAM EXPERIÊNCIAS COM HAMSTERS(PEQUENOS ROEDORES CHAMADOS “MARMOTAS-DA-ALEMANHA”).ESSES ANIMAIS SÃO ESPECIALMENTE SENSÍVEIS À TUBERCULOSE,MAS PODEM COMBATER GRANDE QUANTIDADE DE BACILOS DE TUBERCULOSE DURANTE A HIBERNAÇÃO SEM CONTRAIR A DOENÇA.É VERDADE QUE OS SERES HUMANOS NÃO HIBERNAM,MAS MUITAS PESSOAS QUE VIVEM NO MEIO RURAL DORMEM DORMEM BASTANTE E FAZEM MENOS EXERCÍCIO NO INVERNO.ASSIM,AUMENTAM SUA DEFESA IMUNOLÓGICA,CRIANDO UMA “PROTEÇÃO” PARA O INVERNO QUE,PELO MENOS NA ALEMANHA,TEM SE MOSTRADO MAIS EFICAZ DO QUE A EXPOSIÇÃO À LUZ DO SOL OU O USO DE VITAMINA C.

É vero que nesses tempos sem cepap tive “n” pequenas infecções.E que a saúde de meu marido teve diferenças,com o uso da maquininha.
É vero que meus achaques devem ter relação com a não profundidade do meu sono,por conta das paradas.
Como é vero que a necessidade de ingerir carboidratos é considerável.
E que preciso,urgentemente,produzir o HGH, Human Grouth Hormone, o hormônio do crescimento…

Vendo meu amado dormir, como um E.T um escafandrista, como na canção,eu babo…
Baba,baby…um dia eu chego lá.De novo.
Paz e Luz
Cris

~ por Cris Aragão em 11 de junho de 2011.

Deixe uma resposta

 
