Melatonina.Bom conhecer esta senhora.

Eu não quis misturar alhos com bugalhosMas eu sei…eu sei…
Dentro de nós,tudo é Um, e funciona magicamente,para que sejamos esse ser único,no sistema onde vivemos.
Deus é tudo…
Justamente lendo um cientista avesso a religiosidades tive acesso a uma das mais sensacionais informações:nossos olhos são constituídos da mesma matéria do Sol!Somos poeira das estrelas!O cientista:Marcelo Gleiser.
Aí a gente fica assim,embasbacada com a Grandeza do Cosmo.
Vamos lá…

SONO E CÂNCER

SECREÇÃO DE HOMÔNIOS DURANTE A NOITE

A MELATONINA PODE SER CONSIDERADA UM HORMÔNIO DA NOITE.NOS SERES HUMANOS,SÓ DEPOIS QUE ESCURECE A GLÂNDULA PINEAL(EPÍFISE) COMEÇA A SEGREGAR ESSA SUBSTÂNCIA IMPORTANTE.NO PLANO DA QUÍMICA CORPORAL,A MELATONINA É UM”SONÍFERO” NATURAL QUE PERMITE UM ADORMECIMENTO FÁCIL E TRANQUILO.O SONO PROFUNDO NO ESCURO DA NOITE AUMENTA A PRODUÇÃO DE MELATONINA.INVERSAMENTE,A CONCENTRAÇÃO SUFICIENTEMENTE DESSE HORMÔNIO O SONO PROFUNDO.PORTANTO,AS DUAS COISAS ANDAM JUNTAS.
A SECREÇÃO DE MELATONINA DIMINUI COM UMA LUMINOSIDADE DE 2,OOO LUX. A PARTIR DA INTENSIDADE DE 20.OOO LUX, A SECREÇÃO CAI BASTANTE. NESTE CONTEXTO,VALE A PENA MENCIONAR A “POLUIÇÃO DA LUZ NO MUNDO MODERNO”(JAMES HILLMANN). ASSIM QUE O SOL SE PÕE,A ILUMINAÇÃO ARTIFICIAL TRANSFORMA A NOITE EM DIA.
……………………………..

ALÉM DO EFEITO REGULADOR DO SONO ,A MELATONINA É UM ANTIOXIDANTE EFICAZ. ELA AJUDA A EVITAR O ENVELHECIMENTO PRECOCE,AUMENTA AS DEFESAS IMUNOLÓGICAS E PREVINE DETERMINADOS TUMORES,PROVAVELMENTE PORQUE REDUZ A PRODUÇÃO DE CERTOS HORMÔNIOS SEXUAIS,ENTRE OUTROS MOTIVOS. COM RELAÇÃO AO TRATAMENTO DO CÂNCER, A MELATONINA PARECE ABRIR VÁRIAS POSSIBILIDADES NOVAS.
QUANDO PERTURBAÇÕES DO DESCANSO NOTURNO CAUSAM DIMINUIÇÃO DA SECREÇÃO DE MELATONINA HÁ UMA CHANCE MAIOR DE CÂNCER.

( ISSO FOI EXPOSTO COM DETALHES EM OUTRA PUBLICAÇÃO DE RUDIGER)

A PERTURBAÇÃO DO SONO PODE SER CAUSADA POR ILUMINAÇÃO ARTIFICIAL,POR CAUSA DOS CAMPOS ELETROMAGNÉTICOS OU PELA “POLUIÇÃO ELETRÔNICA”.TRATA-SE DE UM CÍRCULO VICIOSO. A “POLUIÇÃO ELETRÔNICA” DIMINUI A SECREÇÃO DE MELATONINA,AUMENTA INDIRETAMENTE A FORMAÇÃO DE CÉLULAS CANCEROSAS E CAUSA OSCILAÇÕES NO ORGANISMO QUE TAMBÉM ESTIMULAM O CRESCIMENTO CELULAR-INCLUSIVE CANCEROSO.FINALMENTE ,O EFEITO REGENERATIVO DA NOITE DEIXA DE EXISTIR.TUDO ISSO PODE AUMENTAR AS CHANCES DE CÂNCER.

DE CERTA MANEIRA,A MELATONINA PARECE SER O “CHEFE” DOS HORMÔNIOS,POIS REDUZ A SECREÇÃO HORMONAL NO ORGANISMO COMO UM TODO E CRIA UM PERÍODO DE “DESCANSO” PARA AS GLÂNDULAS DURANTE A NOITE.QUANDO TODOS ESSES FATORES DE PROTEÇÃO SÃO PREJUDICADOS PELA PERTURBAÇÃO DO SONO,OS PROBLEMAS DE SAÚDE SÃO INEVITÁVEIS.
A IMPORTÂNCIA DO SONO SAUDÁVEL PARA PREVENIR DOENÇAS E,SOBRETUDO,PARA A PREVENÇÃO DO CÂNCER É EVIDENTE.O SONO É REALMENTE A “FONTE DA JUVENTUDE” E GARANTIA DE SAÚDE QUE AS CIVILIZAÇÕES ANTIGAS JÁ CONHECIAM E RESPEITAVAM,SEM PRECISAR DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS MODERNOS.
NOS ESTÁGIOS DE SONO PROFUNDO, A HIPÓFISE(GLÂNDULA DA FACE INFERIOR DO CÉREBRO COM FUNÇÕES IMPORTANTES,INCLUSIVE REGULADORAS DE OUTRAS GLÂNDULAS) ENTRA EM ATIVIDADE E SEGREGA O HORMÔNIO DO CRESCIMENTO(HGH).POR ISSO,AS CRIANÇAS PRATICAMENTE SÓ CRESCEM DURANTE A NOITE.NOS ADULTOS,CUJO CORPO NÃO CRESCE MAIS,ESTE HORMÔNIO ACIONA PROCESSOS DE REGENERAÇÃO. ELE CRIA UMA SENSAÇÃO DE BEM-ESTAR DURANTE A NOITE ,E TAMBÉM POR ESSE MOTIVO O SONO TEM SIDO CONSIDERADO UMA “FONTE DA JUVENTUDE”.
…………………………………

OS OUTROS HORMÔNIOS RELACIONADOS COM O SONO SÃO MAIS CONHECIDOS E TÊM EFEITO MENOS ESPETACULAR.OS PROCESSOS DE REGENERAÇÃO SÃO INTERROMPIDOS PELA NORADRENALINA,SUBSTÂNCIA CONHECIDA COMO “HORMÔNIO DO STRESS”. A NORADRENALINA TAMBÉM É RESPONSÁVEL PELA SENSAÇÃO AGRADÁVEL DE VIGILÂNCIA(ATENÇÃO) EXTREMA,POR EXEMPLO,EM ALPINISTAS QUE SOBEM UMA PAREDE DE ROCHA.
A SECREÇÃO DE CORTISONA,OUTRO “HORMÔNIO DO STRESS” ESSENCIAL NO CORPO HUMANO,COMEÇA A PARTIR DE 3 HORAS DA MADRUGADA E,SOBRETUDO,PERTO DO AMANHECER,PREPARANDO-NOS DOM PONTO DE VISTA BIOQUÍMICO PARA AS ATIVIDADES DO DIA.

Pois então….somos essa usina…
Caldeirão fervilhante de substâncias incríveis,produzidas na conta da felicidade do corpo.
Eu leio,entendo e me espanto.Como se sobrevive causando tanta desordem nessas produções?
Tenho uma produção enlouquecida de cortisol,o do stress.
Isso provoca acúmulo de gordura abdominal,a famosa ( e perigosa) obesidade abdominal.
E aí os cardios me recebem com a fita métrica…medem a circunferência e detonam: risco de disfunção cardíaca!
E alguns pseudo amigos soltam dardos irônicos…
Eu cansei.Me calo.
E sonho com a adaptação tardia de Bil,meu cepap.
Hoje tento de novo…
Paz e Luz
Cris

~ por Cris Aragão em 11 de junho de 2011.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: